domingo, 18 de maio de 2008

Fichamento de Pieruccini - Cristiane

Olá pessoas,

mais uma vez gostei do texto, mas odiei fazer o fichamento!

Bjs e bom fds.

Cris

PIERUCCINI, Ivete. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educação. 2004. p. 07-49. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo.


A tese “A ordem informacional dialógica” apresenta um estudo sobre a busca de informação em Educação e defende a necessidade de dispositivos informacionais. A primeira parte do trabalho discute a busca de informação, relacionando estudos internacionais com a questão da informação no nosso país, estabelecendo conexões entre os sentidos atribuídos à busca, à informação e à competência e aprofundando a discussão sobre a importância dos dispositivos.

A autora destaca os estudos ingleses, americanos, franceses e canadenses que trabalham a questão da educação por competência, e que baseiam-se principalmente em Perrenoud, para quem, buscar não é um gesto simples, mera habilidade, mas competência, capacidade operatória complexa, que contempla quatro etapas: identificação do tema e formulação de uma pergunta; busca das fontes e localização da informação; seleção e elaboração da informação; e produção/criação de novas informações. (p. 9).

Tal destaque é importante, pois permite uma melhor compreensão do sentido da busca na “a educação para a informação”, dentro do trabalho realizado por Pieruccini, onde busca constitui-se em “etapa da pesquisa documentária ou informacional que se segue à formulação do questionamento pelo pesquisador. Nesse sentido a realização da busca pressupõe uma série de passos articulados e organizados e o domínio de ferramentas indispensáveis ao acesso das informações armazenadas nos dispositivos especializados, como condição necessária à obtenção dos resultados satisfatórios.” (p. 21-22)

A autora lembra que a aceleração presente em nosso tempo não permite a “ruminação”, pois somos submetidos a um bombardeio de novas informações e não temos tempo para processá-las e inseri-las nos nossos quadros referenciais. É a partir dessa reflexão que é inserida a questão da mediatização e o aprofundamento do estudo de dispositivos.

Mediação e mediatização são conceitos distintos que não podem ser confundidos, em razão da natureza e capacidades de intervenção que operam sobre a relação sociocultural com o conhecimento e com a memória social. (p. 32)

Partindo de autores como Focault e Lameul, a autora define dispositivo como “signo, mecanismo de intervenção sobre o real, que atual por meio de formas de organização estruturada, utilizando-se de recursos materiais, tecnológicos, simbólicos e relacionais, que atingem os comportamentos e condutas afetivas, cognitivas e comunicativas dos indivíduos.” (p. 35).

A importância desses conceitos fica evidente quando passamos a trabalhar com a questão da informação na contemporaneidade. Entre os recortes feitos por Pieruccini destacam-se as duas visões distintas da informação, feitas por Bruner: a visão computacional e a visão culturalista; e a questão da descontextualização da informação. Pieruccini mestra que a superação desta descontextualização se dá com o “conhecimento e domínio dos dispositivos, suas técnicas, linguagens, interações que permitem desenvolver tanto competências quanto atitudes”.

A autora terminar a primeira parte de sua tese afirmando que frente a toda essa problemática estudada, o caminho é a infoeduação, pois a educação para a informação só ganha sentido se pensada em um quadro de redefinição da ordem informacional dos dispositivos.

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