terça-feira, 29 de abril de 2008

Morin na Folha

Vocês leram a entrevista com Edgar Morin na Folha (Entrevista da 2a, 28 de abril de 2008 - Mal estar de 68 é ainda mais profundo hoje)? Com 87 anos e saracoteando num evento em Porto Alegre - invejável!

Reproduzo abaixo um trecho da entrevista, no qual ele analisa a internet e fala sobre comunicação e informação. Para ler na íntegra, segue o link:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2804200813.htm

bessos

Fernanda

FOLHA - Uma das maiores mudanças mundiais das últimas décadas, a internet, na sua opinião, afastou ou aproximou as pessoas?

MORIN - Se considerarmos o fato de a internet ser um instrumento polivalente, que serve até aos interesses do crime, acho que a rede aproxima as pessoas. A internet tornou-se um sistema nervoso artificial que tomou conta do planeta. É algo que ajuda muito na hora de desenvolver afinidades, encontrar amigos, amores ou parceiros de hobby. A internet é um fato universal importantíssimo. Mas os sistemas de comunicação não criam compreensão. A comunicação apenas transmite informação. É preciso estimular o surgimento de uma consciência planetária. Se a internet não desenvolver a idéia da comunidade de destinos da humanidade, terá apenas uma função limitada e parcelar.

Nenhum comentário: