domingo, 23 de março de 2008

fichamento de entrevista de Paul Virilio

Assunto: Cibercultura
Entrevista de Paul Virilio à Folha de São Paulo em 6/04/2003
EUA tiveram de ‘inventar’ inimigo para atacar Iraque, diz filósofo
www1.folha.uol.com.br /folha/mundo/ult94u54674.shtml

Em entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo, o urbanista e filósofo francês Paul Virilio, que teve quatro ensaios traduzidos no Brasil - entre eles “Estratégia da Decepção”- afirma que os EUA ‘inventaram’ um inimigo para atacar o Iraque. Essa invenção se daria pela propaganda e pelo aparato de comunicação que permitiu uma guerra on-line.
Para o filósofo, a coalizão anglo-americana é uma ameaça à democracia, pois a sincronização de emoção ( no universo on-line)conduz à perda coletiva do espírito crítico e posteriormente ao risco da idolatria(incompatível com o processo democrático).Por isso,o urbanista acredita que, atualmente, a ciência seja mais um instrumento militar do que um agente de civilização.
Na entrevista, foram abordadas questões sobre a estratégia da desinformação; sobre o porquê de os EUA não terem convencido o mundo de que precisavam derrubar Saddam; sobre até que ponto a guerra seria legível sem a mídia (importante ao processo de invenção); e sobre se a mídia e o ‘campo virtual’ seriam também usados pelo lado iraquiano.Falou-se também sobre o jornalista ‘encaixado’ na guerra sem liberdade em suas relações informativas com o inimigo do país que representa e da informação como um componente tático.
Lembrando Einstein, Virilio fala da ‘bomba informática’, salientando que a informação já não mais seria um instrumento de libertação: tudo tende a uma fusão de opiniões. Assim, a cidadania padronizada a partir da Revolução Industrial moldou também as informações, apresentadas de uma só maneira.
A entrevista termina com a constatação do perigo da dimensão religiosa que esta ‘democracia pela emoção’ pode alcançar: “A guerra preventiva é uma forma de crime contra a humanidade”, e que vem se globalizando.
Universidade de São Paulo- ECA
Karen Kipnis
Infoeducação

Nenhum comentário: