domingo, 30 de março de 2008

O adolescente como protagonista_Resumo de Fernanda Salles

O adolescente como protagonista
Autor: Antônio Carlos Gomes da Costa (em http://www.adolec/P/cadernos/capitulo/cap07/cap07.htm)
Redigido em 30 de março de 2008
Resumo: Maria Fernanda Salles de Aguiar

Publicado em 2001, o texto enfatiza a necessidade de uma educação que tenha como objetivo um jovem “autônomo, competente e participativo”, atuante na “solução de problemas reais na escola, na comunidade e na sociedade”. Como alternativa a essas demandas, sugere o conceito de protagonismo juvenil, como forma de preencher uma lacuna no campo da pedagogia. O autor afirma que o educador que opte por seguir esse caminho deve ter um compromisso de natureza ética com o educando, de forma a contribuir para a “construção de uma sociedade que respeite os direitos de cidadania e aumente progressivamente os níveis de participação democrática de sua população”. Feita esta proposição, elenca uma série de posturas pouco democráticas que costumam orientar as ações dos educadores no processo pedagógico. As práticas mencionadas apontam equívocos comuns aos adultos, que se colocam como figuras centrais em processos de decisão, quando no processo educativo estas poderiam ser tomadas pelos jovens, como forma de exercitar seu protagonismo. No mais, Costa oferece uma série de dicas ao educador que deseje aplicar práticas educativas que visem o desenvolvimento do protagonismo juvenil em seus alunos. Tais dicas, ao meu ver, soam como sugestões técnicas ao educador que deseje obter o resultado desejado junto a um educando. A tarefa deste último, mais do que transformar-se em sujeito de uma educação de qualidade, é atingir metas sociais num processo que se arrisca a responsabilizá-lo por sua própria derrocada social.

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