quarta-feira, 26 de março de 2008

Textos para próxima aula_Conceito de protagonismo cultural

Oi Pessoal!

Alguém comentou na aula que sentiu dificuldade para fazer o download de um dos textos (eu mesma consegui o texto impresso com a Cris).
Tentei agora novamente e lá vai:
Antonio Carlos Gomes da COSTA. O adolescente como protagonista juvenil. Cadernos Juventude. Disponível em: <http://www.adolec.br/bvs/adolec/P/cadernos/capitulo/cap07/cap07.htm>. Acesso em: 26 mar. 2008 (agora mesmo).

Celso J. Ferreti, Dagmar L. Zibas e Gisela Lobo B. P. Tartuce. O protagonismo juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médio. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.34, n.122, p.411- 423, maio/ago.2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n122/22511.pdf>

Já li e percebi que são textos de fácil leitura (isto ainda não é fichamento, ok?!). Comecei pelo Antonio Carlos Gomes da Costa que já conhecia um pouco e fiquei com alguns questionamentos sobre as origens do conceito, intenções políticas, etc., mas o segundo texto FERRETI, ZIBAS e TARTUCE é tão bom que respondeu as minhas dúvidas.
Sugiro também a leitura da tese "O discurso do protagonismo juvenil" (o link e referência estão na seção Extra-Classe) - não li toda a tese, mas vi que é bem interessante para quem deseja aprofundar um pouco mais no assunto - ah, no anexo há informações da ONG Cidade Escola Aprendiz, organização em que a Fernanda Salles trabalha.

Não esqueçam de postar os fichamentos/resumos/resenhas no sábado, ok?!

Bjs,
Elisangela

Nenhum comentário: