quarta-feira, 12 de março de 2008

Programa de pós-graduação_Infoeducação

Universidade de São Paulo
Escola de Comujnicações e Artes
Curso de Pos-Graduação (2008)

Disciplina:
Infoeducação: acesso e apropriação de informação na contemporaneidade

Prof. Dr. Edmir Perrotti
Profa. Dra. Ivete Pieruccini (Colaboradora)

Objetivo: Estudo das relações entre Informação e Educação, consideradas tanto em seus aspectos teóricos quanto práticos, tendo em vista a compreensão do papel dos dispositivos informacionais nos processos de apropriação e construção de conhecimento e cultura na contemporaneidade

Cronograma do Curso:

11.03 Apresentação do curso: a apropriação da informação como questão
educacional
18.03 Semana Santa
25.03 Módulo I : Protagonismo cultural
Protagonismo cultural e contemporaneidade: a Cibercultura em questão
Textos-base :
Pierre LEVY. Cibercultura
Paul Virilio. Estratégia da decepção.
Pierre LÉVY.Educação e Cybercultura
http://www.sescsp.org.br/sesc/conferencias_new/subindex.cfm?Referencia=168&ParamEnd=5
Entrevista de Paul Virilio à Folha de São Paulo, em 06.04.2003
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u54674.shtml

01.04 O conceito de protagonismo cultural
Textos-base :
Antonio Carlos Gomes da COSTA. O adolescente como protagonista
juvenil. Cadernos Juventude. Disponível em:
<http://www.adolec/P/cadernos/capitulo/cap07/cap07.htm>. Acesso em: 17 abr. 2007.
Celso J. Ferreti, Dagmar L. Zibas e Gisela Lobo B. P. Tartuce. O
protagonismo juvenil na literatura especializada e na reforma do
ensino médio. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.34, n.122, p.411-
423, maio/ago.2004. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n122/22511.pdf>


Módulo 2: A apropriação simbólica

08.04 Conhecimento, transmissão e construção
Texto-base: Edgar Morin : Os sete saberes necessários à educação
do futuro.
Texto-complementar : « Entrevista com Edgar Morin »
In :MÁTHESIS

15.04 Conhecimento, tempo e espaço
Texto-base:
Bertrand Russel: « O conhecimento inútil » IN : O elogio ao ócio.
Texto complementar : Bruno Bethelheim : « A luta pelo significado »
IN : Psicanálise dos contos de fadas.
(Análise do filme: Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman)
22.04 Conhecimento e Experiência
Texto-base:
Walter Benjamin. « O narrador » IN: Magia e Técnica, Arte e
Política.
Textos-complementares:
Walter Benjamin. « Experiência e pobreza » IN: Magia e Técnica,
Arte e Política.
Edmir Perrotti. Station Mémoire
Ivete Pieruccini. Estação Memória : lembrar como projeto
29.04 Conhecimento, Cultura e Negociação Simbólica
Textos-base: Brunner, J.: «O estudo adequado do homem » IN: Atos
de significação
(Análise do texto de Lygia Bojunga Nunes, Corda Bamba)


Módulo 3: A Infoeducação

06.05 Saberes e fazeres da contemporaneidade : a infoeducação
Texto –base:
Edmir Perrotti e Ivete Pieruccini. Infoeducação : saberes e fazeres da
Contemporaneidade.


13.05 Saberes informacionais X Competências informacionais
Texto-base :
Phillipe Perrenoud : « A noção de competência » IN : Construir as
competências dentro da escola.

20.05 O conceito de dispositivo: As Estações do Conhecimento
Texto-base:
Ivete Pieruccini: A ordem informacional dialógica : estudo sobre a
busca de informação em educação. (Parte A- p.07-49)
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-14032005-144512/
Texto-complementar : Revista Hermès, 25
27.05 A Estação do Conhecimento : bases para sua configuração (visita)
03.06 Projetos e Programas de Infoeducação
10.06 Seminário: O protagonismo cultural na cibercultura (Grupo 1)
17.06 Seminário : A apropriação simbólica na cibercultura (Grupo 2)
24.06 Seminário : a Infoeducação na cibercultura (Grupo 3) (entrega dos
trabalho finais )


AVALIAÇÃO
1- Fichamento dos textos (regularidade na entrega e qualidade do fichamento)
2- Participação/Contribuições ao curso
3- Seminários
4- Monografia individual : « Protagonismo cultural, Infoeducação e
Contemporaneidade »

BIBLIOGRAFIA:

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